Pular para o conteúdo principal
Curso:
Banco de Dados com MySql

Professor:

Antonio Oreiro

AULA 1

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

INTRODUÇÃO

Imagina um banco que se esquece de quem lhe deve dinheiro, ou uma revista que perdeu os nomes e os endereços dos seus assinantes.  Para evitar essas coisas houve a necessidade de criar mecanismos para gerenciar esses dados, desde pequenos até grandes volumes.
Para facilitar o gerenciamento de dados desenvolvem-se aplicações que acessam dados para que sejam pesquisados, alterados, incluídos ou excluídos.

 

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Dado – É um conjunto de símbolos que representam uma informação. O dado em si não possui significado especifico, não transmite conhecimento.
Exemplo: O número de alunos matriculados no curso de Excel no primeiro semestre de 2016 é igual a 13.
Quais são os elementos de dados?
Curso: Excel
Período:  primeiro semestre 2016
Matriculados: 13
Em conjunto, estes elementos nos fornece um dado, porém sem significado. O que significa termos 13 alunos matriculados para o Curso de Excel do primeiro semestre de 2016? Houve aumento ou diminuição no número de alunos? Sobraram vagas? Qual o significado desses números?
O Fluminense tem 7 pontos ganhos no campeonato. O que esse dado significa?
INFORMAÇÃO – É o dado com significado, que pode ser interpretado e entendido. É o dado capaz de transmitir conhecimento para a ação ou tomada de decisão.
Os dados devem ser armazenados de forma controlada, organizada, integra e segura. A Tecnologia da Informação oferece recursos para atender essa necessidade, através se sistemas que gerenciam as informações em um banco de dados. As informações mantidas por esses sistemas podem ser classificadas, organizadas e pesquisadas, ajudando na tomada de decisões. Os dados armazenados, ordenados e organizados são matéria prima para tomadas de decisão, por isso a qualidade e disponibilidade dos dados é fundamental.

CARACTERISTICAS DOS DADOS:
Compartilhamento: Os dados devem poder ser compartilhados pelos diversos interessados, usuários, departamentos e sistemas de informação.
Disponibilidade: Os dados devem estar disponíveis, seja para uma simples consulta ou relatório ou para uma análise detalhada.
Segurança: Os dados precisam estar seguros, protegidos contra destruição, alteração ou uso não autorizado.
Precisão: Os dados devem ser absolutamente confiáveis. Não deve haver dúvida quando a precisão e veracidade dos dados armazenados.
Atualizados: Os dados devem estar sempre atualizados.
BANCO DE DADOS – (ou base de dados), é o conjunto de dados relacionados de forma que façam sentido e possam gerar informação. O objetivo principal é o uso eficiente na recuperação e armazenamento de informações.
Exemplo: Bando de dados de uma escola – possui as seguintes informações:
·         Dados pessoais dos alunos
·         Cursos oferecidos ou séries
·         Turmas
·         Disciplinas
·         Notas
·         Professores
·         Etc
Todas as informações acima possuem uma relação. O aluno vai cursar uma determinada série, e estará vinculado a uma turma, que possuíra disciplinas que terá professores, etc.
O termo Banco de Dados foi criado inicialmente para indicar coleções organizadas de dados armazenados em computadores, porém o termo é usado atualmente para indicar tanto banco de dados digitais como banco de dados disponíveis de outra forma. No Brasil também é comum usar o termo Base de Dados.
Sistema Gerenciador de Banco de Dados - SGDB – Software responsável pelo criação, administração e gerenciamento de um banco de dados. Possui recursos para gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Existem diversos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados que atendem todos os tipos e tamanhos de Banco de Dados. O SGDB é projetado para ser a interface entre o Banco de Dados, os usuários e as Aplicações que consultam e atualizam informações.
Exemplos de SGDB: SQL Server, Oracle, MySql
Caracteristicas de um SGDB
·         Independência de Dados – A definição dos dados está mantida pelo SGDB e não pelas aplicações que acessam o banco de dados
·         Restrições de Integridade – garante a integridade dos dados armazenados. Exemplo um professor que é desligado da escola não pode estar associado a nenhuma turma.
·         Segurança/Privacidade – Todo acesso ao banco de dados é controlado pelo SGDB que possui mecanismos para autenticação dos usuários e controle de acesso aos objetos do banco de dados, definindo o nível de acesso e impedindo que pessoas não autorizadas utilizem ou modifiquem determinada informação
·         Backup e Restauração – Utilitários para backup e restauração dos dados de forma automática, através de agendamento ou via comando
·         Linguagem – Possui uma linguagem para as operações com os dados. O SQL é o padrão de linguagem para banco de dados relacionais
·         Recuperação de Dados – Recursos para recuperação do estado do banco de dados quando a falha de hardware ou software. Também conhecida como tolerância a falhas.
RESUMO: Banco de Dados é uma coleção de registros salvos em um computador de forma que um programa possa consultá-la para responder questões. O termo Banco de Dados deve ser aplicado apenas aos dados e o termo SGDB deve ser aplicado ao software com a capacidade de manipular bancos de dados.

OBJETIVOS

O SGDB é um software usado para:
·         Armazenar dados de forma eficiente
·         Consultar dados obtendo respostas rápidas
·         Modificar dados
Quantidades cada vez maiores de dados são coletados e armazenados em empresas, instituições, etc
·         Dados de comércio eletrônico
·         Dados de navegação na internet
·         Dados de compras de clientes em lojas de departamentos e supermercados
·         Dados de transações bancários, cartões de crédito e débito
Dados coletados e armazenados a velocidades cada vez maiores
·         Sensores em satélites
·         Telescópios
·         Sondas
·         Simulações cientificas
Abrange todos os diversos tipos de dados em larga escala
·         Busca na Internet
·         Mineração
·         Banco de Dados Científicos e Medicinais
·         Integração de Informação
Banco de dados estão por trás de tudo o que você faz na Internet
·         Sites de busca
·         Compras em sites
·         Sites de relacionamentos
Mais ainda
·         Os SGDBs permitem a utilização do banco de dados por diferentes usuários simultaneamente
·         Possuem mecanismos que permitem não confundir diferentes ações: por exemplo, duas reservas simultâneas para o mesmo assento em um determinado voo

CONHECENDO O MYSQL

O MySQL não é apenas um banco de dados, é um poderoso sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. O sistema é utilizado em diversas aplicações que vão desde páginas de internet a aplicativos comerciais. O seu principal destaque é a facilidade de uso.
Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony,Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google, entre outros

História

O MySQL foi criado na Suécia por suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele.
No dia 16 de Janeiro de 2008, a MySQL AB, desenvolvedora do MySQL foi adquirida pela Sun Microsystems, por US$ 1 bilhão, um preço jamais visto no setor de licenças livres. No dia 20 de Abril de 2009, foi anunciado que a Oracle compraria a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o MySQL. Após investigações da Comissão Europeia sobre a aquisição para evitar formação de monopólios no mercado a compra foi autorizada e hoje a Sun faz parte da Oracle.
O sucesso do MySQL deve-se em grande medida à fácil integração com o PHP incluído, quase que obrigatoriamente, nos pacotes de hospedagem de sites da Internet oferecidos atualmente. Empresas como Yahoo! Finance, MP3.com, Motorola, NASA, Silicon Graphicse Texas Instruments usam o MySQL em aplicações de missão crítica.[6] A Wikipédia é um exemplo de utilização do MySQL em sites de grande audiência.

Características

  • Portabilidade (suporta praticamente qualquer plataforma atual);
  • Compatibilidade (existem drivers ODBC, JDBC e .NET e módulos de interface para diversas linguagens de programação, como Delphi, Java, C/C++, C#, Visual Basic, Python, Perl, PHP, ASP e Ruby)
  • Excelente desempenho e estabilidade;
  • Pouco exigente quanto a recursos de novos hardware;
  • Facilidade no manuseio;
  • É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida);
  • É um banco de dados relacional, armazena dados em tabelas separadas;

O que o MySQL faz de melhor

·        Aplicações Web
·        Aplicações de nível corporativo
·        Suporte a código fonte aberto
·        Requisitos de sistema baixo
·        Tabelas com tamanho grande
·        Estabilidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco de Dados - Aula 2 - INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

Curso: Banco de Dados com MySql Professor: Antonio Oreiro AULA 2 INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS A análise feita no ambiente físico operacional de uma empresa é extremamente importante para compreender suas necessidades. O ambiente analisado contém inúmeras variáveis que são específicas para a modelagem dos dados envolvidos. O objetivo da modelagem de dados é partir do mundo real chegar a estruturas de dados que, com os dados propriamente ditos, constituirão um banco de dados. Imagine uma empresa que opera com cartões de crédito. Quais dados são extremamente relevantes para e empresa? Basicamente podemos pensar em 3 variáveis: os clientes da operadora, as empresas onde os clientes compram e a geração de uma fatura com todas as compras realizadas. Obviamente existem várias outras informações manipuladas pela operadora. Vamos fazer um esquema simples que reflita a modelagem que pode ser feita com uma empresa de pequeno porte ou uma multinacional. Para modelar...

Exercícios de Excel Básico

EXERCICIO 1   Digite a planilha abaixo e n a coluna D, calcule o valor que cada funcionário tem a receber, simplesmente multiplicando o número de horas, pelo valor da hora de cada funcionário. Digite a formula na célula D5 e depois utilize o mouse para estender esta fórmula para as demais células, até a célula D9.  

Tabela no Word. Um exemplo passo

Neste post veremos como criar uma tabela no word com um exemplo passo a passo. Mostraremos como inserir linhas e colunas, mesclar células, alterar direção do texto, aplicar sombreamento as células, alinhar o conteúdo, e ainda como usar a ferramenta pincel. 1- Insira uma tabela com com 7 colunas e 7 linhas 2- Preencha a tabela conforme abaixo: HORÁRIO SEG TER QUA QUI SEX SAB 7:00/7:50 7:50/8:40 9:00/9:50 9:50/10:40 10:40/11:30 11:30/12:20 3- Selecione e mescle as células conforme abaixo Agrupe de duas em duas células de forma que a tabela fique com o layout abaixo HORÁRIO SEG TER QUA QUI SEX SAB 7:00/7:50 7:50/8:40 ...